BLOG Asteriks

  • Home
  • Blog
  • Como fidelizar clientes através de uma URA

Como fidelizar clientes através de uma URA

 O atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes dentro de uma empresa, independente de seu segmento. Dessa forma, investir em uma ferramenta de automação (como a URA) que auxilia no atendimento telefônico é uma forma eficiente para que a sua companhia obtenha uma melhor comunicação e otimização de processos.  

Conheça a URA de atendimento

Utilizada desde os anos 80 por empresas de inúmeros setores, sua sigla significa Unidade de Resposta Audível (URA).  Com ela foi possível perceber melhores resultados de atendimento e considerável redução dos custos de investimentos a partir de sua evolução.

Basicamente, a URA é um módulo dentro do sistema como um todo, que executa comandos já pré-programados, como: atender, falar, digitar, ligar, transferir etc.

Na questão da fidelização de clientes, existem alguns tipos específicos de URA que podem potencializá-lo, como:

URA com identificação prévia de seus clientes
Uma opção que oferece agilidade ao atendimento é a identificação prévia do cliente, isso é possível devido a integração da URA com um banco de dados ou via API (Application Programming Interface) disponível.

Dessa maneira, fica viável ter referências como: números de protocolos, documentos ou quaisquer dados pertinentes ao seu negócio. Assim, após armazenar e imputar essas informações, pode-se direcionar o cliente de acordo com o nível de atendimento, SLA (Service Level Agreement) ou o que seja necessário reter.

Por meio desta categoria de URA é perceptível o aumento da produtividade tanto para o cliente quanto para a empresa. Trazer uma comunicação assertiva é essencial para fidelizar clientes potenciais. 

URA inteligente para resoluções de necessidades básicas
Um outro exemplo de URA é aquela que resolve problemas ou solicitações simples de uma maneira automática e otimizada. Temos várias aplicações reais, como: bancos, centros médicos, operadoras telefônicas e entre outras. Para isto, imagine os seguintes cenários:

Um indivíduo precisa resolver uma questão em seu banco, assim ele liga para a central de atendimento telefônico da organização. Após alguns segundos de espera, uma URA atende e valida os dados de segurança para prosseguir com o atendimento, posteriormente oferecerá os menus mais utilizados pelo perfil do sujeito e através de simples comandos ele poderá executar uma tarefa rapidamente e com total confiabilidade. Outro modelo é quando a URA liga para o cliente e confirma sua presença prévia em uma consulta médica ou dentária. 

Os consumidores cada vez mais buscam por praticidade, integrar novas funcionalidades a central telefônica de sua empresa trará credibilidade e maior percentual de satisfação.

URA com AI (Inteligência Artificial)
 A junção da URA com Inteligência Artificial (IA) e STT (Speech to Text) quando aplicada em uma organização traz um conceito inovador e ainda mais ganhos em otimização do atendimento na central telefônica.  

Nem sempre a URA oferecerá as opções adequadas ao cliente, o que resulta em um atendimento humanizado demorado. Mas, se integrado a IA é possível traduzir a voz do usuário em texto com o uso de algoritmos específicos, assim permite gerenciar melhor as necessidades dos clientes, oferecendo a melhor opção em tempo real.

A URA serve para minimizar a necessidade de atendimento humanizado, resolvendo questões de imediato através de seus comandos. Assim, facilita o processo do cliente durante a chamada e traz ganhos a organização, como: otimização de processos, redução de custos, melhora na comunicação, feedbacks personalizados e melhor gestão da equipe de atendimento.

De que forma é possível fidelizar clientes?

Com a programação de acordo com as necessidades da empresa é possível proporcionar um atendimento básico sem interrupções, mantendo-se ativo 24 horas por dia sem grandes dificuldades e custos. É claro que essa possibilidade se faz presente com demandas menos complexas que podem ser resolvidas fora do horário comercial. No entanto, é possível programar a URA para registrar o número de telefone do cliente, com isto a empresa pode agendar uma ligação no primeiro horário do dia seguinte, obtendo a resolução do problema com rapidez.

A partir da URA, pode-se criar fluxos de pré-atendimento poupando o tempo do cliente em ligações. Imagine que a resposta que ele deseja não chegue mais tardiamente, evitando descontentamento ou melhor ainda, antes mesmo de surgir “X” dúvida, você pode educá-lo com antecedência, demostrando eficiência e conhecimento aprimorado de seu produto ou serviço.

Mas, para que seja eficiente é necessário engajar o cliente, isso é possível com a entrega de uma URA alinhada a inteligência tecnológica com foco na linguagem adequada ao seu público e a imagem de sua companhia, como por exemplo: criação de URA para pós-venda, ofertas-iscas e uso para marketing de relacionamento em geral (aniversários, tempo de parceria, datas sazonais etc.). Estas ações devem adequar-se a cada etapa da jornada de compra do cliente, o que traz uma comunicação mais assertiva e menos invasiva.   

Mensurar a qualidade do atendimento para diagnosticar eventuais melhorias também é fundamental. Isto pode ser feito a partir da observação de desistências de ligações e do rendimento do autoatendimento, de modo que ofereça uma boa experiência ao consumidor, de acordo com o nível de dificuldade de cada situação.

Logo, o cliente se sentirá bem acolhido, obterá respostas rápidas sem burocracia, conseguirá mensurar a qualidade do atendimento e apontar possíveis falhas e o principal: perceberá que a iniciativa da resolução de seu problema está partindo da organização, com o uso das ligações pré-agendadas e URAs programadas, isto mostra ao consumidor comprometimento e eficiência. Desta forma, a fidelização se torna ainda mais fácil e palpável.

Em relação a empresa: otimiza seu tempo de duração de chamadas, cria uma comunicação satisfatória entre o atendimento e cliente, sem precisar desembolsar grandes quantias para aumentar seu quadro de funcionários.

A Asteriks disponibiliza as soluções de URA com toda a aplicabilidade descrita. Para garantir um atendimento moderno e produtivo com opções que se encaixam as mais variadas necessidades de atendimento, agende uma conversa com um de nossos especialistas, clique aqui!

Você gostou deste artigo? Se inscreva no formulário abaixo para receber as novidades do blog em primeira mão (não se preocupe, seu e-mail não será utilizado para envio de spams, apenas assuntos que sejam do seu interesse). 

Publicado em 18 de junho de 2019 com a participação de Jobson Andrade CEO e

Rayssa Rodrigues, marketing e contéudo da Asteriks Tecnologia.