Comunicações unificadas

Comunicações unificadas: open source facilita onda de digitalização

E ao que parece, as organizações começam a se dar conta disso. Tanto é assim que uma recente pesquisa divulgada pela MZA, consultoria de análises de TI e telecomunicações, a comunicação unificada na nuvem deve superar instalações fixas até 2022. O Gartner reforça a previsão ao afirmar que esse modelo de comunicação em cloud será a escolha preferida das empresas devido à economia, flexibilidade, confiabilidade, segurança e escalabilidade que proporciona.

E, como o que é bom sempre pode ficar ainda melhor, os bons resultados – financeiros e técnicos – trazidos com a substituição de sistemas convencionais de comunicações podem ser maiores do que o imaginado se a troca for feita por sistemas digitais baseados em software de código aberto.

Os motivos são inúmeros, e vão desde a redução de custos até a maior variedade de recursos e a menor dependência de uma software house proprietária do código fonte. Historicamente, soluções baseadas em open source são mais baratas de implementar e de manter, e podem ser facilmente customizadas ou atualizadas de acordo com as demandas de cada negócio. Além disso, quando não há um detentor único de uma determinada tecnologia, é comum encontrar bibliotecas de códigos e recursos que aceleram desenvolvimentos e implementações.

No caso das comunicações unificadas, há soluções modernas e inovadoras baseadas, por exemplo, no framework open source Asterisk. No mercado há mais de uma década, o Asterisk é hoje o toolkit mais utilizado do mundo como base para soluções de telefonia IP PBX, gateways VoIP, servidores de conferências e inúmeros outros sistemas customizados para atender a necessidades específicas de comunicações de empresas em todo o mundo. Na maioria dos casos, a tecnologia é implementada por integradores e desenvolvedores, e pode ser a base de sistemas completos de telefonia, pode ser utilizada para otimizar ou ampliar as capacidades de sistemas já existentes tecnologia e até para fazer a ponte entre sistemas distintos rodando em uma empresa.

Atualmente, existe mais de um milhão de sistemas de comunicações baseados em Asterisk rodando em organizações espalhadas por mais de 170 países. A tecnologia é encontrada na maioria das empresas listadas pela Fortune 1000, o que por si só comprova as vantagens de se investir em soluções de comunicações baseadas em open source.

*Jobson Andrade é sócio-diretor da Asteriks Tecnologia, integradora especializada em soluções de comunicações baseadas em tecnologias open source.


Fale Conosco

Tel.:11 3090 1030

E-mail: contato@asteriks.com.br

End.: R. Helena, 140 - Edifício Delta One - Vila Olímpia - São Paulo - SP.


Horário de atendimento:

Segunda a sexta
Das 8h às 18h

© 2018 Asteriks. Todos direitos reservados | por anderdesign