Como avaliar a qualidade de um serviço VoIP
Como avaliar a qualidade de um serviço VoIP

Como avaliar a qualidade de um serviço VoIP

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Sua empresa implementou o VoIP com sucesso, e já está usufruindo dos benefícios da economia e controle personalizado na hora de fazer e receber chamadas telefônicas.

Sendo assim, você quer saber como avaliar a qualidade do serviço, para que em caso de algum problema, consiga detectar falhas antes mesmo que elas afetem ou coloquem em risco a produtividade da sua empresa.

Infelizmente, mesmo com um projeto bem elaborado e pensado nas necessidades de sua empresa, você pode ter problemas.

Afinal, estamos sujeitos a interferência, nossa rede pode sofrer algum problema, o servidor pode ter inconsistências e, assim, somos pegos de surpresa com falhas técnicas.

Antes que isso aconteça, existem alguns indicadores que podem ajudar você a identificar os problemas antes que ele prejudiquem o seu desempenho.

#1. Monitoramento de rede
Mesmo que a sua rede esteja em pleno funcionamento, nada impede que ela tenha problemas no futuro.

Por isso é tão importante ter um dispositivo de monitoramento de rede. Com ele é possível analisar, comunicar e receber alertas baseados no tráfego de sua rede.

Isso é fundamental para que você não seja pego de surpresa com problemas de rede. Monitore a rede e fique de olho nos indicadores. Qualquer alteração deve ser comunicada ao seu servidor VoIP, para que possa ser corrigida o quanto antes.

#2. Vida útil de periféricos
Como todos sabemos, qualquer tipo de produto tem uma vida útil. Por isso, é importante estar consciente disso quando você for implementar qualquer rede VoIP em sua empresa.

Muitas vezes os problemas acontecem por mau contato em equipamentos, fusíveis queimados e outros problemas que podem ser solucionados de maneira simples, e quase de graça.

#3. Pontuação MOS
O Mean Opinion Score (MOS) é definido pela recomendação ITU-T P.800. Ele avalia a qualidade de voz comparando resultados e referencias.

Ele é um método subjetivo, baseado na opinião de um grupo de avaliadores sobre a qualidade de uma conversa.

Assim, quanto melhor a qualidade, melhor a nota das conversas. Uma maneira de acompanhar a qualidade de suas ligações é, periodicamente, fazer testes MOS com a sua equipe.

Peça para que eles realizem (ou recebam) uma chamada, e avaliem a sua qualidade com base nos critérios de qualidade, e dar uma nota de 1 a 5.

Dessa maneira, você pode acompanhar periodicamente o desempenho de sua telefonia, e saber se continua com o índice desejado por você. Veja abaixo a escala de valores MOS.

#4. Teste de velocidade para VoIP
A largura de banda e a velocidade da sua internet é importante para o bom desempenho do VoIP, mas é aconselhável que você faça testes específicos para VoIP, e não apenas testes de velocidade de conexão.

Uma ferramenta útil pode ser o PingTest, que testa a sua rede para serviços como VoIP e streaming.

Assim, caso alguma coisa der errado no seu teste, você está pronto para reclamar junto de seu provedor de internet.

Mantenha o controle de qualidade sobre sua linha VoIP
O controle de qualidade sobre o VoIP é muito importante. Primeiramente, porque com a baixa qualidade nas chamadas as empresas tendem a retornar para a telefonia convencional.

Isso faz do VoIP um investimento não utilizado. Além disso, quando as empresas retornam para o uso da telefonia convencional, elas acabam economizando muito menos dinheiro.

Por conta disso, o melhor fazer é acompanhar o desempenho da qualidade do VoIP, para que qualquer anomalia possa ser contornada o mais breve possível.

Fale Conosco

Tel.:11 3090 1030

E-mail: contato@asteriks.com.br

End.: R. Helena, 140 - Edifício Delta One - Vila Olímpia - São Paulo - SP.


Horário de atendimento:

Segunda a sexta
Das 8h às 18h