Comunicação Unificada traz ganhos imediatos de eficiência e custo; entenda os benefícios

Comunicação Unificada traz ganhos imediatos de eficiência e custo; entenda os benefícios

   

Telefone, e-mail, mensagens instantâneas, videoconferência, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn... A lista dos meios de comunicação utilizados atualmente pelos colaboradores durante o expediente – e mesmo fora dele – é infindável. E gerenciar isso tudo não pode ser mais um desafio para a área de TI. Também não precisa ser sinônimo de despesas extras para as organizações.

Até algum tempo atrás, as empresas gerenciavam separadamente cada um desses meios utilizados para a comunicação com parceiros, clientes e colegas de trabalho. Por vezes, simplesmente vetavam o uso das redes sociais na tentativa de reduzir a complexidade dessa gestão, gerando insatisfação e até a perda de produtividade. O resultado era a ineficiência no trabalho dos departamentos de TI, custos elevados de gestão e conflitos tecnológicos, já que todos os meios utilizam a internet como tecnologia de acesso.

Com a chegada de tecnologias de Comunicação Unificada (conhecida por sua sigla UC, do inglês Unified Communication) ao mercado, pouco mais de cinco anos atrás, muitas companhias começaram a simplificar o gerenciamento de seus canais de comunicação, reduzindo a complexidade, aumentando a eficiência e garantindo a segurança da informação em suas comunicações. As tecnologias avançaram e hoje o mercado identifica com clareza os benefícios trazidos com a adoção da UC.

Não à toa, uma recente pesquisa da Global Market Insights prevê que o mercado global de comunicações unificadas irá movimentar US$ 96 bilhões em 2023. Segundo o levantamento, o setor será puxado pelas soluções hospedadas em cloud computing, segmento que deve saltar dos US$ 14 bilhões de receita em 2015 para US$ 49 bilhões até 2023. A tendência é que metade das empresas que já utilizam soluções de UC as migrem para o modelo de UCaaS (UC as a Service) até 2020.

Também será crescente a adoção de mobilidade, ferramenta que deve impulsionar a demanda ao longo do período. As assinaturas móveis totais até 2023 estão previstas para ultrapassar 9,5 bilhões, tendo os smartphones e o tráfego de dados móveis na liderança de crescimento.

E bons motivos não faltam para justificar o investimento das empresas em UC. Aqui embaixo, separei apenas os principais deles:

Redução de custos
Ainda que a adoção de uma estratégia de UC demande planejamento e investimentos iniciais em novos equipamentos e em sua implementação, a redução de custos de gestão, bem como das despesas com serviços de telefonia, videoconferência, etc. traz um retorno quase imediato sobre o investimento.

Facilidade de gestão
Com as soluções de UC, a gestão dos sistemas normalmente acontece através de uma única interface, que permite o monitoramento centralizado de múltiplos sistemas, a facilidade de diagnosticar eventuais problemas, simplificação para a atualização desses sistemas.

Mais produtividade
Acessar toda a comunicação a partir de uma mesma caixa de entrada seguramente facilita a vida dos colaboradores nas empresas. Além disso, as UC permitem que esse acesso seja feito em qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, assegurando mais produtividade aos times.

Segurança
Não é simples garantir que e-mails, mensagens instantâneas e outros tipos de registros de comunicação sejam registrados de forma segura. Um sistema eficiente de UC permite configurar uma única solução para fazer a cópia e gestão de todos os arquivos. Significa menos custos, mais segurança e muito mais eficiência da TI.

Agilidade
A UC traz agilidade para a empresa em todas as frentes, seja na área de TI, no uso dos distintos meios de comunicação ou no acesso remoto.

Retorno certo
Em resumo, a implementação de comunicações unificadas exige pesquisa, planejamento, investimento, esforço e treinamento, mas, quando realizada com cuidado, os resultados são garantidos.

Fornecedores como a Asteriks oferecem eficientes soluções de comunicaçãounificada, que podem ser implementadas on-premises ou em cloud. Também contam com profissionais super capacitados para ajudar sua empresa a desenhar a melhor estratégia de UC.

Vale a pena entender a melhor forma de começar a planejar a sua estratégia de UC. Os ganhos são certos.

*Jobson Andrade é diretor-executivo da Asteriks Soluções Inteligentes de TI

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