BLOG Asteriks

  • Home
  • Blog
  • Comunicações unificadas: open source facilita onda de digitalização

Comunicações unificadas: open source facilita onda de digitalização

E ao que parece, as organizações começam a se dar conta disso. Tanto é assim que uma recente pesquisa divulgada pela MZA, consultoria de análises de TI e telecomunicações, a comunicação unificada na nuvem deve superar instalações fixas até 2022. O Gartner reforça a previsão ao afirmar que esse modelo de comunicação em cloud será a escolha preferida das empresas devido à economia, flexibilidade, confiabilidade, segurança e escalabilidade que proporciona.

E, como o que é bom sempre pode ficar ainda melhor, os bons resultados – financeiros e técnicos – trazidos com a substituição de sistemas convencionais de comunicações podem ser maiores do que o imaginado se a troca for feita por sistemas digitais baseados em software de código aberto.

Os motivos são inúmeros, e vão desde a redução de custos até a maior variedade de recursos e a menor dependência de uma software house proprietária do código fonte. Historicamente, soluções baseadas em open source são mais baratas de implementar e de manter, e podem ser facilmente customizadas ou atualizadas de acordo com as demandas de cada negócio. Além disso, quando não há um detentor único de uma determinada tecnologia, é comum encontrar bibliotecas de códigos e recursos que aceleram desenvolvimentos e implementações.

No caso das comunicações unificadas, há soluções modernas e inovadoras baseadas, por exemplo, no framework open source Asterisk. No mercado há mais de uma década, o Asterisk é hoje o toolkit mais utilizado do mundo como base para soluções de telefonia IP PBX, gateways VoIP, servidores de conferências e inúmeros outros sistemas customizados para atender a necessidades específicas de comunicações de empresas em todo o mundo. Na maioria dos casos, a tecnologia é implementada por integradores e desenvolvedores, e pode ser a base de sistemas completos de telefonia, pode ser utilizada para otimizar ou ampliar as capacidades de sistemas já existentes tecnologia e até para fazer a ponte entre sistemas distintos rodando em uma empresa.

Atualmente, existe mais de um milhão de sistemas de comunicações baseados em Asterisk rodando em organizações espalhadas por mais de 170 países. A tecnologia é encontrada na maioria das empresas listadas pela Fortune 1000, o que por si só comprova as vantagens de se investir em soluções de comunicações baseadas em open source.


Publicado em 09 de Março de 2017 por Jobson Andrade, CEO da Asteriks Tecnologia.