BLOG Asteriks

  • Home
  • Blog
  • Mundo VUCA e a tão necessária transformação digital

Mundo VUCA e a tão necessária transformação digital

Nos dias atuais, a transformação digital está se fazendo necessária em empresas e indústrias. Em tempos de mudança como os que vivemos, está mais difícil ver o futuro com clareza, e com isso está ficando mais difícil tomar decisões com clareza e certeza.

Esse ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo deu origem ao “Mundo VUCA”, ou “VUCA World” em inglês. O termo teve origem no âmbito do exército americano para descrever a percepção do mundo após o fim da Guerra Fria.


Após isso, a Escola Militar Americana introduziu o conceito VUCA (acrônimo para Volatility, Uncertainty, Complexity & Ambiguity) que passou a ser utilizado em 2002 em modelos de negócios e liderança de organizações e empresas. Podemos resumir o VUCA da seguinte maneira:


Volatilidade/Volatility: desafios instáveis e inesperados que se apresentam e podem não ter duração definida. Pode não ser de difícil compreensão e informação sobre tal é frequentemente presente. Por exemplo, acidente que deixa o datacenter offline, você pode preparar contra essa situação tendo um segundo datacenter como backup.


Incerteza/Uncertainty: possibilidade de ter que tomar uma decisão sem ter todos os dados ou quais serão os efeitos da decisão tomada. Por exemplo, surge um novo produto/serviço inovador da competição no mercado, você não sabe como o mercado irá agir para tomar uma decisão em sua empresa. Solução seria investir em coletar, interpretar e investir em conjunção com setores inovadores.


Complexidade/Complexity: situações complexas são realidade em todas as empresas, partes e variáveis interconectadas podem ser bastante para serem processadas com clareza. Por exemplo, uma empresa que opera globalmente e deve-se adaptar a uma mudança tarifária, penal, tributária ou cultural. A solução estaria em se reestruturar com profissionais para medicar e endereçar essas complexidades.


Ambiguidade/Ambiguity: capacidade de encarar desconhecido desconhecidos, aqui mora a inovação que tantas empresas temem. Por exemplo, sua empresa pretende expandir para um nicho/área desconhecido ou emergente fora de suas capacidades conhecidas. Uma forma de lidar com isso é através de experimentos controlados, entendendo as causas e efeitos, gerar hipóteses e as testar. Assim, aprender com os erros e aplicar o que funciona.

Essa nova era de inovações tecnológicas permite acesso imediato e vasto da informação, de forma que todas as decisões afetam a sociedade como um todo. Por exemplo, antes demoravam horas (ou dias) para o público saber sobre algum acontecimento do outro lado do mundo, hoje isso ocorre quase de forma instantânea.


Mundo VUCA é um desafio para empresas tradicionais e até startups, visto que distingue 4 tipos de desafios que demandam 4 tipos distintos de respostas. A maneira convencional de responder aos desafios de modo singular não mais é suficiente para lidar com a ambiguidade, volatilidade, complexidade e incerteza do mundo VUCA.

Estamos experienciando rápidas mudanças de desenvolvimento em áreas de produção, comunicação e mobilidade. Alguns exemplos são a robotização, automatização, Internet of Things (IoT), carros elétricos autônomos etc.


Essa é a era que empresas e startups criativas estão mudando o mercado, quebrando os parâmetros e reinventando modelos tradicionais de negócio. No ambiente atual o mundo VUCA é o novo “normal”, e a tendência é que se torne cada vez mais imprevisível.

Pode-se dizer que hoje você precisa correr apenas para ficar parado, já que ficar parado significaria ser atropelado por um mundo em constante mudança e evolução. Líderes e CEOs devem fazer as pazes com essa nova realidade e aceitar que não é mais possível prever o futuro ou os próximos 10 anos.


Uma maneira de se adaptar e conseguir suceder nesse ambiente hostil é usar estratégias e processos criativos flexíveis e dinâmicos. Dessa forma, poderá enfrentar o mundo VUCA com maiores chances de sucesso. Claro sempre tendo em mente surfar na onda da inovação contínua e proporcionar aos funcionários oportunidades de iniciar e comandar mudanças.


Na Asteriks oferecemos soluções tecnológicas inovadoras para ajudar sua empresa fazer a transformação digital de forma prática e rápida. E assim, ficar preparada para as mudanças e desafios proporcionados pelo mundo VUCA. Entre em contato hoje e veja o que podemos fazer que refletirá positivamente no futuro de sua empresa.