BLOG Asteriks

  • Home
  • Blog
  • Mensageria: as vantagens de ter um sistema interno de mensagens

Mensageria: as vantagens de ter um sistema interno de mensagens

Com as recentes notícias de aplicativos de mensagens tendo conversas importantes vazadas, nos faz pensar sobre a necessidade de ter controle sobre a troca de mensagens dentro da empresa. Até que ponto podemos confiar que os dados transmitidos são realmente codificados e inacessíveis aos hackers?

Além disso, depender de um sistema de mensagens instantâneo de terceiros pode custar caro, em caso de interrupção de serviço, não há nada que você possa fazer a não ser esperar o sistema reestabelecer a normalidade. E, se depende deles para entrar em contato com membros de sua equipe sobre problemas urgentes, perderá tempo e dinheiro. 

Atualmente plataformas de mensagens são amplamente utilizadas por aplicações como Facebook, Twitter, Instagram, Messenger, Telegram, WhatsApp etc. Antes utilizados apenas por grandes empresas, hoje os servidores MQ (Message Queue) estão acessíveis para qualquer empresa através de um bom sistema omnichannel. 

Há uma falsa impressão de segurança proporcionada por tais aplicativos públicos, principalmente na questão da privacidade. Por utilizarem alegadamente tecnologia de criptografia ponta-a-ponta, ainda há chances de vazamento. Seja pelo telefone dos participantes (vide “Vaza Jato”), durante o tráfego dos dados até o servidor (ataque main-the-middle) ou no próprio servidor do aplicativo (acessível pela internet).

Outro motivo que muitas pessoas não levam em consideração, é por quanto tempo os dados realmente ficam armazenados no servidor. Embora digam que é imediatamente excluído, não há como garantir que as mensagens não fiquem armazenadas. Além disso, as mensagens são enviadas sem criptografia dentro da rede que está conectado, seja 4G/3G ou Wi-Fi. 

Dessa forma, ao enviar mensagens, fotos ou documentos, se porventura haver um invasor na rede móvel ou wireless (spoofing), poderá ter acesso a dados confidenciais como números de telefone, nomes de usuário e até conteúdo das mensagens de texto limpos. 

Um sistema interno de mensagens pode beneficiar sua empresa como um todo por prover acesso rápido e fácil às mensagens de funcionários em diferentes projetos. Inclusive, essa é forma mais segura de compartilhar arquivos e documentos confidenciais de projetos. Afinal, todos os dados ficam dentro dos servidores da empresa e longe da internet, não passando por servidores de terceiros e menores chances de serem “vazados”. 

sistema interno de mensagens da Asteriks permite que funcionários comuniquem de forma rápida, fácil, segura e integrada via omnichannel. Essa ferramenta elimina a necessidade de aplicativos de mensagens instantânea de terceiros, além de integrar completamente todos os dados das operações em uma só interface. 

Com ele poderá trocar mensagens de texto ou ligações dentro da rede interna da empresa, evitando problemas como vazamentos de mensagens, segredos comerciais e transações. Visto que o sistema é completamente integrado, elimina a necessidade de ficar mudando de uma interface para outra.

Outra vantagem de ter seu próprio sistema de mensagem interno é a entrega instantânea das mensagens e arquivos. Além de não ficar refém da disponibilidade do aplicativo, as mensagens são armazenadas em bases de dados internas, sempre ao alcance caso seja necessário e longe da internet.

Adote o sistema de mensagem interno e empodere seus funcionários com ferramentas que melhoram a colaboração e comunicação interna. A comunicação externa ao seu ambiente é possível apenas após o compartilhamento do acesso, onde pode ser pontual em caso de necessidade, compatível com qualquer navegador e dispositivo. Com ele você terá mais transparência nas operações e evitará distrações que aplicativos de terceiros podem causar, aumentando a produtividade dos funcionários de sua empresa. 

Descubra o poder do sistema ERP integrado e omnichannel da Asteriks, faça uma cotação com nosso time e veja como podemos ajudar a levar sua empresa para próximo nível!

Publicado em 29 de Julho de 2019 por Jobson Andrade, CEO da Asteriks Tecnologia.